http://islamemportugues.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Trocando de Posições Após Realizar Orações Obrigatórias



Trocando de Posições Após Realizar Orações Obrigatórias

Data da fatwa: 08/julho/2002
Tópico da fatwa: Salat (Oração)
Nome do Mufti: Sheikh Sayyed Mutawalli Ad-Darsh


Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso!
Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com Seu Mensageiro.

Trocar as posições após realizar as orações obrigatórias é uma Sunnah Profética. Além disso, é um sinal claro que distingue a oração obrigatória da Sunnah  que é realizada depois dela.

“Mudar de posição para realizar as orações Sunnah é uma tradição válida do Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele. Assim como no caso de orações Tarawih, o Profeta sempre queria fazer uma clara distinção entre o que era obrigatório e o que era opcional. Portanto, neste exemplo, ele ordenou aos crentes que trocassem de lugar, para que assim não parecesse que as orações Sunnah eram uma extensão das orações Fard, ou obrigatórias.

Portanto, o objetivo de se trocar de lugar era o de fazer uma pausa intencional entre as duas. Esse é o mesmo motivo pelo qual se pede aos crentes que façam o Tasbih ou louvor a Allah entre as orações Fard e Sunnah.

Existe uma tradição válida do tempo do Profeta relatando um incidente onde um crente – tendo terminado suas orações Fard – imediatamente levantou-se para oferecer sua Sunnah. Omar, pelo aviso do Profeta, ordenou ao homem a se sentar e esperar.

Com tanta ênfase para as orações Fard serem oferecidas na mesquita, o Profeta aconselhou que as orações Sunnah sejam feitas em casa para permitir uma pausa e também para garantir que as casas das pessoas nunca fiquem destituídas de adoração. Neste contexto, relata-se que o Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, tenha dito, “Não transformem suas casas em um cemitério.”

Que Allah o guie para a senda reta, e o guie para aquilo que O agrada, Amin.

Allah Todo-Poderoso sabe mais.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deus, o altíssimo disse:
"E nada lhes foi recomendado a não ser que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteísta, observassem a oração e pagassem o Zakat; esta é a verdadeira religião" (Alcorão Sagrado, 98:5).