Diz Allah, o Altissimo. "Recordai-vos de mim, que eu me recordarei de vós. Agradecei-me e não me sejais ingratos". "Ó fiéis, recordai de Allah com frequência".
http://islamemportugues.blogspot.com/
domingo, 18 de novembro de 2012
O MÊS DE MUHARRA
Muharram é o primeiro mês do calendário isslâmico e um mês bastante virtuoso. Nele, mais concretamente no dia 10, conhecido como dia de Ashura – um honrado e distinto dia, ocorreram acontecimentos históricos.
Segundo um Hadice, foi neste dia que ALLAH criou o mundo e, também no mesmo dia, concedeu novamente a Sua misericórdia a Ádam (AS) depois de o ter exilado do Paraíso.
É recomendável jejuar-se nos dias 9 e 10 ou 10 e 11 deste mês, perfazendo dois jejuns no total.
O CALENDÁRIO ISLÂMICO (HÉGIRA)
1. História e Motivação
O calendário islâmico, que se baseia no ciclo lunar, foi introduzido pela primeira vez no ano 638 d.C pelo companheiro próximo do Profeta e segundo califa, 'Umar i...bn al-Khattab (592-644 d.C). Ele tomou essa decisão, numa tentativa de racionalizar os vários sistemas de datas usados naquela época. 'Umar consultou seus conse...lheiros sobre a data de início da nova cronologia muçulmana e finalmente foi acordado que o acontecimento de referência mais adequado para o calendário islâmico era a Hégira. Para a data do início verdadeiro do calendário foi escolhido (com base no ano lunar, contando-se para trás) o primeiro dia do primeiro mês (1° de Muharram) do ano da Hégira. O calendário islâmico (Hégira) (com datas que caem dentro da era muçulmana) é normalmente abreviado pela letra H., tirado das línguas ocidentais derivadas do latim, Anno Hegirae. Portanto, 1° Muharram, do ano 1, corresponde ao dia 16 de julho do ano de 622 da era cristã.
A Hégira, que narra a migração do Profeta Mohammad (saw) de Meca para Medina, em setembro de 622 d.C., é o acontecimento histórico central dos primórdios do Islam e que teve como consequência o estabelecimento da primeira cidade-estado muçulmana, um ponto decisivo na história mundial e islâmica. Para os muçulmanos o calendário com base na Hégira não é só um sistema afetivo de contagem de tempo e de datas de acontecimentos religiosos importantes (por exemplo, o jejum e a peregrinação a Meca). Tem uma importância histórica e religiosa muito mais profunda.
Assinar:
Postagens (Atom)