http://islamemportugues.blogspot.com/

domingo, 26 de abril de 2015

Os primeiros dois Pilares da fé islâmica

Os primeiros dois Pilares da fé islâmica
1º - Fé em Deus Único (Tauhid) (a unicidade de Deus)
A crença no tauhid é a coluna mestre da Fé islâmica. Ela se divide em três partes, a primeira é o tauhid ar-rububia (unicidade do Criador) que significa acreditar que Deus criou, mantém e é o Senhor de tudo e de todos; a segunda é o tauhid al-Uluhia (unicidade da divindade), que expressa que Deus é o Único a quem devemos adorar e a quem devemos dirigir nossas súplicas, sem que haja intermediários entre os homens e Ele; e a terceira é o tauhid al-Asmá ua Sifát (unicidade dos nomes e atributos de Deus), que quer dizer que a Deus pertencem todos os nomes e atributos da perfeição, por isso devemos nos submeter totalmente a Ele. Diz Deus, o Altíssimo:
“Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E nada é comparável a Ele!” (Alcorão 112)
Esta crença representa a carta de alforria do homem em relação a toda a sorte de humilhação, pois ele entende que a única superioridade que existe é a Deus e que consequentemente todas as criaturas são iguais, por isso ele não deixará humilhar por ninguém e não abaixará a cabeça para ninguém, exceto para o Criador.
a) Tauhid Rububiia - A crença na soberania divina. Crer que Deus é o Criador, o Sustentor e o Soberano de tudo o que se refere à criação, bem como o Único que decide seu destino.
b) Tauhid Uluhiia -A crença na divindade de Deus; ou seja, crer que Deus é o Único a ser adorado, e tudo o que se adora além d'Ele, é falso.
c) Tauhid Assifat -A crença nos nomes e atríbutos de Deus, e que eles são completos e perfeitos, e tais nomes devem ser corroborados pelo Alcorão, ou pelas tradições do profeta Muhammad (que a paz e as benções de Deus estejam com ele).
2º - Fé nos Anjos
Sendo Deus invisível à percepção física, era necessário haver algum meio de contato entre o homem e Ele; do contrário, não seria possível seguir a vontade divina. Deus é o Criador, não apenas dos nossos corpos, mas de todas as nossas faculdades, que são diversas, e cada um capaz de uma certa evolução. Foi Ele quem muniu de intuição, de consciência moral, e com meios de que nos valemos para nos orientar pelo caminho reto. O mais alto nível de contato, o meio mais seguro e infalível de comunicação entre o homem e o seu Criador é chamado, pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), de ''Wahi''. O verdadeiro Muçulmano crê nos Anjos de Deus, estes são seres esplêndidos e puramente espirituais, cuja natureza não necessita de alimento, bebida ou sono. Eles passam o dia e a noite ao serviço de Deus, são numerosos, e cada um deles tem o seu cargo e um certo dever, se nós não podemos ver os Anjos a olho nu, isso não nega a existência e a realidade deles. A crença nos Anjos deriva do principio Islâmico que diz que ''o conhecimento e a verdade não se limitam só ao conhecimento sensorial ou à percepção sensorial.''
De acordo com o Alcorão, o mensageiro celestial que trouxe as revelações para o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), chama-se Gabriel (Jibril). O Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), proibiu os muçulmanos de adorarem os anjos ou associá-los com Deus na Sua divindade, e ao mesmo tempo nos informou que eles são considerados como criaturas de Deus.
NB. por continuar outros pilares.........
O Hadith é sobre as boas acçoes 
Abu Ayyub (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) relatou: Um homem perguntou ao Mensageiro de Allah (ﷺ)(Sallalláhu Alaihi Wasallam): " Diga- me uma acção que possa me fazer entrar no Paraiso." (o Mensageiro de Allah (ﷺ)(Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: "Adorai Allah ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) e nunca associas qualquer coisa com Ele ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) em qualquer adoração. Estabeleçam o Salah, pagai o Zakah e fortaleçam os laços de parentesco." (Bukhari e Muslim)

                       Hijrat ( emigração de Makkah para Madinah )                                                                                          Treze anos depois do profeta Mohammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) receber a profecia, emigrou de Makkah para Madinah quando ele tinha 53 anos .
Nesta viagem o profeta Mohammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) viajou com o seu companheiro Abubakar Sidik (R.T) durante a viagem O Profeta Mohammd (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) teve uma parada de alguns dias num lugar chamado Qubá .
Qubá fica a 5 km de Madinah, e La tem uma mesquita de nome Qubá , esta mesquita foi construída no primeiro ano da emigração. E neste mesmo ano ocorreu a explicação do método de azán.(chamamento) 
O Profeta Mohammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) dirigiu o primeiro salat jumah (oração da sexta feira ) no tribo de Banu Salim, em Qubá
A contagem do ano islâmico começou a partir desta viagem que o profeta fez de Makkah para Madinah 
No segundo ano da emigração o jejum tornou se obrigatório, e foi efetuado o primeiro salat (oração) do eide ( a festa depois de Ramadan)
No oitavo ano da emigraçao os muçulmanos conquistaram a cidade de Makkah,no mês de Ramadan.
No nono ano foi feito o primeiro hajj ( peregrinação ) na historia do isslam , liderado por Abubakar sidik .
No décimo ano o profeta Mohammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) fez o seu único hajj (peregrinação ) 
E no décimo primeiro ano o profeta Muhammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) faleceu.
0 Profeta Mohammad (que a paz e bênção de Deus esteja com ele ) morou em Makkah 53 anos e em Madiah 10 anos, vindo a falecer em Madinah com 63 anos e foi sepultado no quarto que era da sua esposa Ainsha em Madinnah .
O profeta (SAAWS) disse: "Quem o agradar que sua riqueza ou sua vida sejam aumentadas, então, que fortaleça os laços familiares."
Este relato profético nos ensina que o fortalecimento dos laços familiares é muito importante, pois, aumenta a estabilidade e a solidariedade entre os parentes. 
Infelizmente, muitos de nós estão em falta com esta prática islâmica, mas devemos corrigir nossas faltas e buscar a bênção de Deus nesta grande adoração, pode ser com uma visita, um simples telefonema ou mesmo, uma mensagem no Facebook ou pelo Whatsapp.
Este relato nos mostra alguns benefícios do fortalecimento familiar que são: a bênção de Deus na riqueza e na vida da pessoa, além de ficar uma lembrança boa dela depois da sua morte.



              بسم الله الرحمن الرحيم

           السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        


HADITH DO DIA


O Hadith hoje é sobre o Salah (oraçao) 
 Abu Hurairah  (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) relatou que: O Mensageiro de Allah (ﷺ) (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: "A recompensa de um Salah efectuada por uma pessoa em congregação é vinte vezes maior do que um  Salah efectuado em sua casa ou loja. Quando alguém faz a sua abluçao em perfeito estado e vai para a mesquita com o único propósito de orar, por cada passo tomado em direcção da mesquita, ele recebe uma recompensa bem como tem um pecado perdoado até entrar na mesquita. Quando ele entra na mesquita, ele é considerado como se tivesse a fazer Salah, enquanto o Salah o impede (de sair da mesquita); e os anjos continuam a suplicar a Alah por ele, enquanto ele permanece em seu lugar de oração. Eles dizem: 'Ó Allah! tenhai misericórdia sobre ele; Ó Allah! perdoai os seus pecados; Ó Allah! aceitai o seu arrependimento '. (Esta prece)  continua enquanto ele não quebrar a sua abluçao. "(Bukhari e Muslim).
بسم الله الرحمن الرحيم

           السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        


HADITH DO DIA

O Hadith  é sobre uma prece
Abdullah bin Masud (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) relatou que o Mensageiro de Allah  (ﷺ) (Sallalláhu Alaihi Wasallam) costumava dizer rogar: "Allahumma Inni as'alukal-huda wat-tuqa wal-`afafa wal-ghina (Ó Allah,  eu Te peço orientação, piedade, castidade e auto-suficiência). "(Muslim).

sábado, 18 de abril de 2015







O Hadith  é sobre os lideres.
Aisha (رضي الله عنها)(Radhiyalláhu Anhá) relatou: O Mensageiro de Allah ()(Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: "Quando Allah deseja o bem para um líder, Ele nomeia para ele um conselheiro sincero, que irá lembrar quando ele se esquece e ajudar quando ele se lembra. Quando Allah deseja o mal para um líder, Ele nomeia para ele um mau conselheiro, que não irá lembrar quando ele esquece e não ajudará quando ele se lembra. "(Dawoud)



O Hadith  é sobre o Dia da Ressurreição
 Nu`man bin Bashir (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) relatou: O Mensageiro de Allah((Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse:"O homem menos castigado (torturado), no Dia da Ressurreição, será aquela que terá debaixo dos seus pés, duas  brasas ardentes (por causa disso) o seu cérebro estará a ferver. Ele pensará ser o mais castigado (torturado), quando(na verdade) será o menos. "(Bukhari e Muslim)


O Hadith  é a cerca de sexta-feira JUM'A

Abu Hurairah  (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) relatou: O Profeta (ﷺ) (sallallaahu alayhi wa sallam) disse: “As cinco orações (salat) diariamente (obrigatórias)  bem como  a de sexta-feira JUM’A (oração) até a próxima sexta-feira JUM’A (oração) ; e o jejum de Ramadhan até o próximo Ramadhan, (estas ações) são um meio de apagar os pecados (são perdoados) cometidos entre eles, desde que os pecados capitais são (sejam) evitados. "(Muslim)
O Hadith  é sobre a moderação numa adoração
Ibn Mas'ud (رضي الله عنه)(Radhiyalláhu Anhu) relatou: O Mensageiro de Allah ()(Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: “Arruinados são aqueles que insistem em dificultar os assuntos (matéria) relacionados com a Fé.”Ele () disse isso três vezes  (repetiu). (Muslim)


           
              بسم الله الرحمن الرحيم

           السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        



O Hadith   sobre os ente queridos dos nossos pais.
 Abdullah bin Umar (رضي الله عنه (Radhiyalláhu Anhu) relatou: O Mensageiro de Allah () (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: "O melhor ato de bondade é, que uma pessoa deve tratar amavelmente os entes queridos de seu pai." (Muslim)