Em nome de Allah, o Compassivo e o Misericordioso
P- O que o Shari’ah diz sobre a nova forma de despedir “Khudá Hafiz” ou “Allah Hafiz” (Allah é protector), ao em vez de Assalámo ‘Alaicum?
R- Esta prática é incorrecta e contrária ao Sunnat de Rassulullah صلى الله عليه وسلم. Se um muçulmano ao despedir, em vez de proferir “Assalámu ‘Alaicum” dizer “Khudá Hafiz”, então, isto é promover uma mudança (Tahrif) no Din. E se junto ao Salám pronunciar Khudá Hafiz, de certo que tal é um acréscimo no Din. (Ahssanul Fatáwa 1\385).
Consequentemente, esta prática é Bid’ah (inovação no Din), que inevitavelmente devemos retirá-la dos nossos hábitos e costumes.
A maneira Isslâmica de saudar e despedir é a mesma, isto é, “Assalámu ‘Alaicum” que significa “Que a Paz esteja contigo”, podendo acrescentar “Warahmatulláh Wabaracátuhu”.
Sayyiduná Qatádah رضى الله عنه narra que Rassululláh صلى الله عليه وسلم disse:
“Quando entrardes numa casa, cumprimentai (com salám) os seus ocupantes e quando sairdes despeça-os também (com salám)”. (Shu’bul Imán lil Baihaqui 6\447).
Sayyiduná Abu Hurairah رضى الله عنه narra que Rassululláh صلى الله عليه وسلم disse:
“Quando um de vós chegar num ajuntamento, então saudai (i.e. Assalámu ‘Alaicum) àqueles que já estão lá presentes. Todavia, quando pretenderdes levantar do ajuntamento, então, saudai-os também (com Assalámu ‘Alaicum). O primeiro acto de cumprimentar não é mais meritório que o último”. (Abú Daúd 2\350).
Todas religiões têm suas formas de saudações e sempre preservaram a mesma, entretanto, nós, os muçulmanos, porque motivo não conseguimos preservar nossos símbolos Isslámicos?.
Allah سبحانه وتعالى diz no Qur’án :
“Tal será. E quem enaltecer os símbolos de Allah, por certo, que tal (enaltecimento) partirá de quem possuir piedade no coração”. (Suratul Hajj 22:32).
Mufti Ismail Abdullah Ismail
Daarul Iftá- Beira