http://islamemportugues.blogspot.com/

sábado, 31 de outubro de 2015

بِسْــــــــــــــــمِ اللَّهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيْم

    السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        




HADITH DO DIA



O Hadith de hoje é sobre As Mulheres.
 
Abu Huraira (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) relatou que o Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) dizendo: “Um crente não deve odiar uma crente; se ele não gosta de uma de suas características, estará satisfeito com  outra.”. (Muslim - Livro 8, Hadith 3469)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O profeta Mohamad (SAAWS) sempre fazia esta súplica: "Ó Senhor! Te peço o Paraíso e tudo que me aproxima dele, sendo palavras ou ações e me amparo em Ti do Inferno e de tudo que me aproxima dele, sendo palavras ou ações. Te suplico que tudo que o Senhor determinou para mim, seja bom!"


Este relato profético, nos ensina a importância da súplica na vida do profeta e na vida do muçulmano, através dela, o fiel fala com seu Senhor diretamente, sem intermediários, por isso, ela está presente em todas as adorações, sendo oração, jejum, caridade, inclusive, fora das adorações, como na hora das refeições, antes de dormir, ao sair ou entrar em casa, no trabalho, no carro, etc.

Nas súplicas, o profeta Mohamad (SAAWS) escolhia as mais objetivas e que reuniam o máximo de desejos e necessidades, como também, as mais importantes, por isso, ele suplica pelo Paraíso, no Dia do Juízo Final, e as boas palavras e ações, nesta vida, e o amparo do Inferno, no Dia do Juízo Final, e das más palavras e ações, nesta vida.

Além disso, a súplica termina pedindo a Deus que todo Destino seja bom para a pessoa que pede a Ele.

Que Deus nos abençoe, guie e atenda todas as nossas súplicas! 

Sheikh Jihad Hammadeh
Deus diz no Alcorão sagrado, narrando a fala ďe Satanás: "Eu sou melhor que ele! Me criaste do fogo e o criaste da argila." Surata 7 vers. 12


Neste versículo alcorânico, Deus narra as palavras de Satanás, quando Ele criou com a Sua mão, da argila, o profeta Adam (Adão- SAAWS- que a paz de Deus esteja com ele), o primeiro ser humano, lhe deu conhecimento e ordenou que os Anjos e Satanás se prostrassem a esta nova criatura, não por ser de argila, de carne e osso, mas, em respeito e reverência ao conhecimento dado pelo Criador a ela, além disso e, o principal, era uma ordem divina e, portanto, deveria ser obedecida, independentemente, se há motivo ou não. 

Infelizmente, muitos que se dizem fiéis e seguidores das ordens de Deus, ao conflitar uma ordem divina e um desejo pessoal, eles escolhem o ego, assim, foi com Satanás, que adorou a Deus milhares de anos, mas, num momento de provar sua humildade e obediência, se tomou pelo orgulho e se negou a se ajoelhar, perdendo tudo o que havia feito de bem.

O orgulho faz um estrago enorme na vida da pessoa, a afasta de Deus, das demais pessoas, passa a ser odiada, indesejada, aproxima dela somente os interesseiros, a deixa cega, isolada, infeliz e iludida, pois, ela acredita que está agindo corretamente.

Que Deus nos abençoe e guie para a humildade e obediência a Ele!

Sheikh Jihad Hammadeh
 Deus diz no Alcorão sagrado: "E não diga aquilo que não tem conhecimento." Surata 17 vers. 36

Neste versículo alcorânico, Deus nos ordena a sermos justos, equilibrados, controladores de nossas línguas e fiéis praticantes, não importa se estamos magoados ou tristes com alguém, isso não pode ser motivo ou licença para falarmos daquilo que desconhecemos ou que não temos certeza dos fatos.

Mesmo que tenhamos certeza de muitos fatos, já é inadequado falar tudo que sabemos, imaginem falar daquilo que não sabemos, por isso, hoje, muitas pessoas preferem viver isoladas do que viver em sociedade, se fecham num mundo solitário, muitas vezes, por terem sido machucadas por atitudes injustas ou exageradas, ou por palavras, boatos, calúnias e suposições pelos outros a seu respeito, sem ao menos, se certificarem dos fatos ou ouvirem a versão do outro lado; isso acontece muito, hoje em dia, com o Islam e os muçulmanos. 

Certamente, estas atitudes provocam um mal muito grande às pessoas e à sociedade, destroem famílias, relacionamentos, amizades, empresas e países, criando uma desconfiança e tristeza, muitas vezes, irreparáveis, além disso, no Dia do Juízo Juízo, seremos julgados por cada palavra injusta que sair de nossas bocas.

Que Deus nos abençoe e guie para a justiça, nas palavras e atitudes!

Sheikh Jihad Hammadeh
بِسْــــــــــــــــمِ اللَّهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيْم

    السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        




HADITH DO DIA



O Hadith de hoje é sobre Os Juízes.

Narrado Abu Hurayrah (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) : O Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: Aquele que seja nomeado  juiz,  é como se fosse degolado com uma faca. “. (Dawoud - Livro 24, Hadith 3564)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

بِسْــــــــــــــــمِ اللَّهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيْم

    السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        




HADITH DO DIA



O Hadith de hoje é sobre AL- Fatiha.


O Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) Disse: quem não recitar Al-FATIHA, em sua oração, a sua oração é inválida.

domingo, 25 de outubro de 2015


بِسْــــــــــــــــمِ اللَّهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيْم

    السلام عليكم ورحمة اﷲ وبركاته        




HADITH DO DIA



O Hadith de hoje é sobre Hora d' Magreb.


Narrado de Jabir ibn ‘Abd (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) que o Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse:
“Quando as asas da noite se expandem – ou quando a noite vem – mantenha seus filhos para dentro, pois os demônios saem naquele momento. Então, quando parte da noite passou, deixe-os ir. E feche as portas e mencione o nome de ALLAH SWT, pois que Satã (diabo) não abre uma porta fechada. E amarre seus cantis e mencione o nome de ALLAH ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) , e cubra os vasilhames e mencione o nome de ALLAH ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) , mesmo se você apenas colocar algo sobre eles, e extinga suas lâmpadas.”  (Al-Bukhari & Muslim).

Islam,,,


Natureza como ela é,,,,


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Deus diz no Alcorão sagrado: "E tenha paciência pelo que te atengiu" Surata 31 vers. 17
Neste versículo alcorânico, Deus narra a orientação dada por um sábio, chamado Lukman, ao seu filho, mostrando, claramente, como deve ser a educação na prática, aconselhando esse fillho a ser paciente diante das dificuldades que poderia enfrentar e por tudo que poderia atingí-lo, como perseguições, boicote, boatos a seu respeito, ofensas pelos mais próximos e pelos mais distantes, mentiras criadas a seu respeito, etc.
Certamente, que essa orientação é para o filho dele e para todas as pessoas, pois, Deus é o Criador de todos, por isso, devemos prestar atenção e agir de acordo com a sabedoria divina, já que ela nos guiará para o alívio de todos os sofrimentos, dores, tristezas, mágoas, dívidas, preconceitos, perseguições, inveja, doenças, pressão no trabalho, na familia, na sociedade, etc., para ter essa paciência, é preciso praticá-la diariamente, em todas as situações.
Depois de praticar a paciência, por um período de tempo, a pessoa adquire uma serenidade muito grande, uma luz no seu rosto, uma confiança enorme em Deus Único e uma esperança inabalável.
Que Deus nos abençoe e guie para a prática da paciência!
Sheikh Jihad Hammadeh
O Hadith de hoje é sobre MUHARRAM.

FADHAA'IL (virtudes) Do mês de Muharram.

-"Muharram é 1 dos 4 Meses mais sagrados" (Surah Taubah, Aayah 36) e (Bukhari e Muslim)

-“Rasoolullaah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) incentivou o jejum de Aashooraah ( 9 e 10 ou 10 e 11 )" (Aboo Daawood)

-"Jejuar no Aashoorah também é a Sunnah de Hadhrat Moosaa ( عليه السلام ) Alahi Salam " (Muslim).

-"Mas a opor-se (ser diferente de) os judeus e os cristãos, deve-se jejuar no dia (9 e 10 ou 10 e 11) de Muharram" (Muslim).

Assim, para obter essas recompensas, tente In sha Allah Jejuar, tanto quanto você pode em Muharram, especialmente a combinação de jejuns Aashoorah 9 e 10 ou 10 e 11. Incentivar também os outros, porque: O Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse :
"Quem quer que revive a Sunnah da minha Sunnah e as pessoas praticá-lo, terá a mesma recompensa daqueles que a praticam sem a sua diminuição na recompensa" (Ibn Maajah)

O Hadith de hoje é sobre As nossas palavras.


Abu 'Abdur-Rahman Bilal bin Al-Harith AL-Muzani (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) relatou: O Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: "Quando um homem fala uma palavra boa, sem saber o seu valor,  Allah ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) regista para ele o Seu Agrado até ao dia em  ele irá encontrá-Lo; e quando um homem fala uma palavra má, sem saber o seu valor,  Allah    ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) regista para ele o Seu Desagrado até ao dia em  ele irá encontrá-Lo. (Imam Malik e Tirmidhi)

O Hadith de hoje é sobre Ashura.


‘Abdullah Ibn ‘Abbásse (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) narra que quando Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) chegou a Madinah, encontrou os judeus a jejuarem no dia de ‘Ashura, ao que perguntou: “Qual o significado deste dia no qual vós jejuais”?
Responderam: “Este é o dia em que Allah ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) libertou o profeta Mussa ( عليه السلام ) Alahi Salam e seus seguidores e afogou Fir’aun e seu exército”; (então) Mussa ( عليه السلام ) Alahi Salam jejuou neste dia como forma de agradecimento. Assim, nós também jejuamos neste dia.
O Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: “Nós temos mais direito sobre Mussa ( عليه السلام ) Alahi Salam do que vós e somos mais próximos a ele do que vós”. Então, o Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) jejuou neste dia e ordenou aos Sahábah  que fizessem o mesmo. (Musslim).

domingo, 18 de outubro de 2015

  O Hadith de hoje é sobre Os Nossos Deveres.

Abu Umamah (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) disse: Eu ouvi o Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) durante o sermão da “Peregrinação do Adeus” dizendo: "Tenham consciência do vosso dever com Allah ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ); façam as vossas cinco orações diarias, jejuam  durante o mês (do Ramadan), pagam o Zakat nas vossas  propriedades e obedeçam os vossos líderes; (se assim fizerem ) entrarão no Paraiso do vosso Senhor ". (Tirmidhi)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Calendário Islâmico 1437H (2015 / 2016)
O Calendário Islâmico é composto por 12 meses lunares. Teve seu início após a imigração do Profeta Muhammad para Medina.
Os meses do calendário Islâmico
1. Muharram
2. Safar
3. Rabil Awwal
4. Rabil Akhira
5. Jumada Awwal
6. Jumada Akhira
7. Rajab
8. Shaaban
9. Ramadan
10. Shawwal
11. Dzhul Qadah
12. Dzhul Hijjah
Datas importantes, feriados e festividades islâmicas.
- 1º de Muharram (14/10/2015) – Início do novo calendário islâmico.
- 10º de Muharram (24/10/2015) – (Ashura) Migração de Moises e o povo de Israel – Comemora-se prestando jejum voluntário.
- 12º de Rabil Awwal (22-12-2015) Data do nascimento e morte do Profeta Muhammad (SAWS)
- 27 º de Rajab (04/05/2016) – Dia da Ascensão do Profeta aos 7 Céus (Miraaj), data em que foi revelada as 5 orações ao Profeta Muhammad.
- 1º de Ramadan (6/06/2016) – Inicio do mês do jejum obrigatório
- 26 de Ramadan (Madrugada de 1/07/2016) – Noite do Decreto, o possível dia em que o Alcorão foi revelado pela primeira vez.
- 1º de Shawwal (6/07/2016) Eid Al Fitr, feriado após o mês do jejum.
- 9º de Dzhul Hijjah (10/09/2016) - Dia de Arafah, é comemorado prestando jejum voluntário.
- 10º de Dzhul Hijjah (11/09/2016) – Eid Al Adha, feriado após a época de peregrinação.
- 1º de Muharram (1/10/2016) – Início do novo calendário islâmico 1438H.
SHEIKH.KHALED TAKY EL DIN

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

HADITH DO DIA


O Hadith de hoje é sobre Juros.

Jábir (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) narra que Rasulullâh ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) amaldiçou aquele que aceita juros, aquele que paga, aquele que escreve e as pessoas que testemunham isto, e disse: "Eles são todos iguais". (Musslim 2\27). 


HADITH DO DIA


O Hadith de hoje é sobre O Incenso.

Nu’aim bin ‘Abdullah Al-Mujammir (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) narra que Sayyiduná ‘Umar (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) ordenou para queimar incenso no Masjid de Madinah todas sextas-feiras ao meio-dia. (Zádul Ma’ad 1\104).

O Hadith de hoje é sobre Visitar doente.

Ánass (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) conta acerca dum jovem judeu que costumava prestar serviços ao Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam), certa vez, ele adoeceu e o Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) foi visitá-lo. Contudo, o Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse-lhe: “Aceite Islam, porém, ele aceitou-o”.
Sa’id Bin Mussayyab (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) narra este incidente do seu pai: “Quando Abu Tálib (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) , tio do Profeta, estava à beira da sua morte, o Profeta de Allah foi visitá-lo”. (Bukhári 2\844).
 

sábado, 3 de outubro de 2015

O Hadith de hoje é sobre Sunnat Salat ul Fajar.

- ‘Abdullah Bin AbuMussa (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) conta: “Certa vez,‘Abdullah BinMass’ud (رضي الله عنه) (Radhiyalláhu Anhu) apareceu enquanto o Imám efectuava a oração de Fajr. Contudo, ele realizou dois Sunnates de Fajr (Sunnat Mokedar) próximo dum dos pilares (do Massjid), pois, não havia efectuado antes da oração. (Tabráni 9\277, Majma’u Zawáid 2\224, I’láu Sunan 7\98-125).

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O Hadith de hoje é sobre  o  Surah Al Ikhlas

Anas (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) relatou: Um homem disse: " Ó Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam), eu amo o  Surah-Al-Ikhlas! Ele ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: "Teu amor por ele (o Surah) irá te levar ao  Paraiso". (Tirmidhi)
O Hadith de hoje é sobre Abusar um de outro.

Abu Hurairah (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) disse: O Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: "Quando duas pessoas abusam uma da  outra, o primeiro (que abusa) será  pecadora enquanto o oprimido não transgrida os limites". (Muslim)