http://islamemportugues.blogspot.com/

sábado, 23 de janeiro de 2016

Imagem


Então, não sejas dos desesperançosos." Surata 15 vers. 55

Deus diz no Alcorão sagrado: "Então, não sejas dos desesperançosos." Surata 15 vers. 55
Este versículo alcorânico relata o diálogo entre os anjos e o profeta Ibrahim(Abraão- SAAWS) quando o visitaram, enquanto estavam a caminho de Sodoma e Gomorra.
Nesta visita, eles lhe deram a boa notícia de ter um filho de sua esposa Sara, nesse momento, ele respondeu questionando, como ele poderia ter um filho, estando numa idade tão avançada e sua esposa estéril?
Como se estivesse duvidando, então, eles lhe dizem que vieram com a verdade e encerram o diálogo com uma grande lição para o profeta Ibrahim(SAAWS) e para todos nós, que devemos sempre acreditar e nunca perder a esperança, mesmo que as coisas pareçam impossíveis e fora do nosso alcance, devemos acreditar, ter esperança e ser otimistas, pois, os resultados não estão em nossas mãos, mas nas mãos de Deus, Ele pode tudo e tudo acontece porque Ele quer, portanto, devemos fazer o que está ao nosso alcance e acreditar que Deus pode trazer o resultado, se não acontecer, então, foi porque Ele não quis e não porque Ele não pôde.
Nunca devemos desistir, pois acreditar que Deus pode fazer grandes realizações, é uma adoração, não importa se é uma angústia que está sentindo e achando que nunca passará, se é uma dor, se é uma preocupação, se é uma dívida, se é uma tristeza, se é uma perda, se é um problema na relação, se é um problema financeiro, se é uma insegurança, se é uma insônia, se é uma ansiedade, se é um medo, se é uma doença, se é um desejo que está difícil de se realizar, se é um contrato que não consegue fechar, se é a preocupação com a loja que não está vendendo, se é um emprego que não está conseguindo, etc., acredite e confie em Deus, mas faça o que está ao seu alcance com otimismo, depois, aceite com coração tranquilo o que vier, certamente, é o melhor.
Que Deus nos abençoe e guie para a esperança!
‫#‏الندوة_٤٥عاما_من_العطاء‬
Sheikh Jihad Hammadeh

Conhecimento Islâmico Obrigatorio

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso 

P- A aquisição de conhecimento Isslámico é obrigatória? 

R- Sim, a aquisição do conhecimento Isslámico é obrigatória (Fardh). É obrigatório a todo muçulmano e muçulmana púbere aprender conhecimentos religiosos de forma que seja capaz de cumprir com as ordens de Allah سبحانه وتعالى que lhes são incumbidas. Consequentemente, os seguintes atos tornar-se-ão obrigatórios: 

- Memorizar uma porção do Qur’án e ter conhecimentos básicos acerca do Salát de forma que o orador possa efctuá-lo sem nenhum problema. 
- A pessoa que observar a lua do mês de Ramadhán deverá adquirir conhecimentos acerca das diferentes questões (Massáil) de jejum. 
- O rico deverá aprender as leis concernentes ao Zacát, Hajj, Qurbáni, etc. 
- O comerciante deverá aprender questões suficientes e satisfatórias para administrar seus negócios, sem quebrar nenhuma ordem de Allah سبحانه وتعالى. Assim, duma forma geral, fora da aprendizagem ligada à adoração (‘Ibádát), é obrigatório à toda pessoa aprender questões religiosas ligadas com o trabalho onde ele esteja envolvido. (Fatáwa Tátarkhániyah 1\77, 78). 

Mufti Ismail Abdullah Ismail 
Daarul Iftá- Beira 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Hadith de hoje

O Hadith de hoje é sobre Pais & Filhos.

Profeta Muhammad ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse seu pai é uma das melhores portas para você entrar no céu (Jannat), se você quiser , (ao desrespeitá lo está a desperdiçar ) ou (seguindo-o respeitosamente em legitimamente ) , faça bom uso disso.
Também Ele ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: Dá ao seu filho uma boa educação (Formação,Educá-los) e ensina-lhes boas maneiras.
Tirmizi

O Hadith de hoje

O Hadith de hoje é sobre  A conversa dos adversários (uns contra os outros).



Narrado 'Abdullah bin Mas’ud (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) :O Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse: “Quem faz um juramento falso, de modo a apropriar se da propriedade de um muçulmano (ilegalmente) encontrar-se-á com Allah, enquanto Ele estará zangado , com ele." AL HUMDOLILLAH-Ash’ath (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) disse: Por Allah , isso me preocupa . Eu tinha terra em comum com um judeu, o judeu  mais tarde negou minha propriedade, então eu o levei ao Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam)  e perguntou se eu tinha uma prova de minha propriedade. Quando eu respondi negativamente, o Profeta de allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) perguntou (pediu) ao judeu a prestar o Juramento. Eu disse: “ Ó Mensageiro de Allah  (Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) ! Ele vai fazer um juramento e privar-me da minha propriedade." Então, Allah ( اللَّه سُبْحَانَهُ وَتَعَالَى ) revelou o seguinte versículo: "Em verdade! Aqueles que compram um pouco ganho à custa da aliança de Allah e seus juramentos!". (3,77) Sahih al-Bukhari 2416

O Hadith de hoje

O Hadith de hoje é sobre Dua ao visitar o doente.



Relatado por Ibn ‘Abbas (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) : O Profeta Muhammad ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) visitou um beduíno que estava doente.
Sempre que Ele ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) visitou uma pessoa doente, Ele ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) dizia :

Ao visitar,recite para o doente:

لا بأس طهور إن شاء الله
"La ba'sa, tahuurun inch Allah
" Nao te afliges é a purificaçao (dos teus pecados).” 
  [Bukhari


E recitar este Dua sete vezes para boa saúde

أسأل الله العظيم رب العرش العظيم أن يشفيك
“ Peço a Allah que é o Dono e Senhor do Trono Poderoso, que te cure."

Profeta Muhammad ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) disse que recitando este Dua sete vezes, a pessoa doente irá recuperar a sua saúde e se a morte ocorrer após ,  é uma questão diferente (ou seja, a morte está escrita e que não pode ser evitada).
  (Mishkat)

Imagem


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em nome de Allah, o Compassivo, o Misericordioso 

P- É permitido demolir um Masjid (com construções fracas) e construir um outro no mesmo lugar? 

R- Sim, é permitido demolir um Masjid com intenção de reconstruir uma estrutura mais sólida e resistente caso os Mutawallis (responsáveis) achem indispensável. (Raddul Muhtár 4\357, Fathul Qadir 6\236). 

Porém, gostaríamos de enfatizar que a área previamente delineada para o Massjid, permanecerá eternamente como Massjid. Consequentemente, é essencial que na altura da reconstrução do edifício, o Massjid seja construído na mesma superfície. Contudo, se houver necessidades de extensão, então, o Massjid poderá ser ampliado. 

Mufti Ismail Abdullah Ismail 
Daarul Iftá- Beira
 
O Hadith de hoje é sobre Orações Durante a Viagem.

Narrado Ibn `Abbas (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) : O Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) uma vez ficamos dezenove dias encortando as oraçoes. Então, quando nós viajamos (e permanecemos) durante dezanove dias, encurtamos a oração, mas se nós viajassemos (e permanecemos) por um período superior faziamos a oraçao  completa. (Bukhari - Vol 2, Book 20, Hadith 186).
O Hadith de hoje é sobre Orações Durante a Viagem.

Narrado Ibn `Abbas (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) : O Profeta de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) uma vez ficamos dezenove dias encortando as oraçoes. Então, quando nós viajamos (e permanecemos) durante dezanove dias, encurtamos a oração, mas se nós viajassemos (e permanecemos) por um período superior faziamos a oraçao  completa. (Bukhari - Vol 2, Book 20, Hadith 186).
O Hadith de hoje é sobre O esquecimento na Oração.

Narrado 'Abdullah bin Buhaina (رضي الله عنه(Radhiyalláhu Anhu) : O Mensageiro de Allah ((Sallallaahu ’Alayhi Wa Sallam) se levantou após a segunda rak`a da oração Zuhr sem ter sentado no meio (entre segundo e o terceiro rak`at). Quando ele terminou a oração ele executou duas prostrações (de Sahu) e, em seguida, terminou a oração com Taslim. (Bukhari - Vol 2, Book 22, Hadith 316).

domingo, 3 de janeiro de 2016

Eu entrei para a mesquita enquanto o muazhen fazia o azhan, devo repetir com o moazhen ou rezar duas rakaas ?
R: Se você entrou para a mesquita na oração de sexta-feira o mais correto é rezar duas rakaas de sunnah e sentar. Pois escutar o sermão é obrigatório e responder ao muazhen é sunnah. Então deixará a sunnah de repetir o azhan para fazer o obrigatório. Esse é o correto.
Mas se não for da oração de sexta-feira o certo é você repetir com o muazhen depois rezar a sunnah, porque há tempo entre o azhan e a oração. E assim está ganhando as duas sunnahs.
Como passou no hadith da resposta 106, sabemos que rezar duas rakaas é sunnah forte, então deixar de repetir o azhan para rezar duas rakaas é preferível.
Conheça o Islam
http://islam-port.com/por
Na oração da sexta-feira eu posso falar com os irmãos ou responder se me perguntarem algo?
R: Não, não pode falar ou avisar seu vizinho ou pedir que fique quieto. Porque isso invalida o hassanat da sexta-feira. Nem pode brincar com a roupa ou objetos da mesquita, nem se distrair com nada. Porque o sermão é como oração. Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou sobre o Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele), disse:
“Quem disser para seu companheiro 'silêncio!', enquanto o imam está falando, invalidou seus hassanats de sexta-feira” (Bukhari &
Muslim & Tirmizzi essas são as palavras de Tirmizzi)
E outro hadith do Abu Huraira que diz sobre o Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele): “Quem fizer o whudu, e o aperfeiçoou, e for para a sexta-feira e sentou perto do imam para escutar atentamente, saiba que lhe serão perdoadas as faltas desde a sexta-feira anterior, e de mais três dias. E quanto àquele que, durante o sermão, se põe a brincar com as pedrinhas da mesquita (naquela época o chão das mesquitas eram de terra), saiba que não está agindo corretamente.” (Muslim)
Então sabemos por esses dois hadiths a importância da concentração na oração de sexta-feira. E a recompensa por isso é o perdão pelas faltas de 10 dias.
Meu conselho para vocês meus irmãos é fazer exatamente como o hadith que passou e sentar nas primeiras linhas perto do imam e aproveitar do sermão e ficar concentrado para que sejam perdoados seus pecados. Que Deus perdoe a mim e a meus irmãos.
Conheça o Islam
http://islam-port.com/por
Abu Al Dardá, um dos companheiros do Profeta Mohamad (que a paz de Deus esteja com ele), disse: "O fiel muçulmano, continua melhorando seu comportamento até que o seu bom caráter o faz entrar no Paraíso, como também, vai piorando seu comportamento, até que seu mau caráter, o faz entrar no Inferno."
Abu Al Dardá foi um fiel muito destacado pela sua boa conduta e bom caráter, portanto, tem autoridade para falar desse assunto, como também, nos narra uma das várias questões que aprendeu do profeta Mohamad (que a paz de Deus esteja com ele).
Ele nos ensina que o caráter de uma pessoa é que a leva para o Paraíso ou para o Inferno, já que caráter é o comportamento, a conduta e seus valores, por isso, quem quiser ser feliz, precisa lapidar e melhorar seu caráter, controlar nervosismo, sua inveja, seu ciúmes, seu tratamento com a esposa e vice-versa, sua língua, seus olhares, sua intenção, etc.
Que Deus nos abençoe e guie para o bom caráter e para o Paraíso!
Sheikh Jihad Hammadeh 
Abu Huraira (R) relatou que uma vez estava sentado com alguns companheiros quando o Profeta Muhammad (SAAS) questionou quem deles pegava seus mandamentos e aplicava em suas vidas ou as ensinava para que outros as aplicassem. Abu Huraira respondeu que procedia dessa forma e então o Profeta citou cinco mandamentos:
1. Evite o ilícito para que a pessoa se torne um adorador ainda melhor;
2. Seja grato com as coisas que Deus lhe dá e você será uma pessoa mais rica;
3. Faça bem para o seu vizinho para completar a sua fé;
4. Deseje aos outros aquilo que você deseja para si mesmo e você será um verdadeiro muçulmano;
5. Não ria muito, pois o excesso de riso adoece o coração.
Foram esses os mandamentos que o Profeta (SAAS) deu não somente para Abu Huraira, mas para todos nós, cujo conteúdo contém conhecimento e orientação. A pessoa inteligente sempre procura conselhos e ajuda daqueles que tem mais idade e conhecimento para aproveitar essa experiência; imagine, então, receber essas orientações de um Profeta, que recebeu o conhecimento de Deus.
por Issimail Salimo