Allah, Glorificado e Exaltado seja, estabeleceu obrigações que não podem ser negligenciadas, determinou limites que não podem ser ultrapassados, proibiu coisas que não podem ser violadas.
O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “O que Allah tornou lícito em Seu livro é lícito, o que proibiu é proibido, o que não foi mencionado é isenção. Portanto aceite a isenção, pois Allah jamais esquece. Ele, então, recitou o seguinte versículo: “...porque o teu Senhor jamais esquece”. (19:64).1
1. Tradição compilada pelo Hákim 2/375, e atestado pelo Albáni no livro: Gháyatil Maram, pág. 14.
As coisas ilícitas constituem os limites de Allah, Exaltado seja:
(تِلْكَ حُدُودُ اللَّهِ فَلا تَقْرَبُوهَا )(البقرة: من الآية187)
“Tais são as normas de Allah; não as transgridais de modo algum”. (2:187). Allah ameaçou quem ultrapassar os limites e violar suas normas com o castigo. Allah, Glorificado seja, disse:
)وَمَنْ يَعْصِ اللَّهَ وَرَسُولَهُ وَيَتَعَدَّ حُدُودَهُ يُدْخِلْهُ نَاراً خَالِداً فِيهَا وَلَهُ عَذَابٌ مُهِينٌ) (النساء:14)
“Quem desobedecer a Allah e ao Seu Mensageiro, profanando os Seus preceitos, Ele o introduzirá no fogo infernal, onde permanecerá eternamente, e sofrerá um castigo humilhante”. (4:14).
Evitar a prática do ilícito é obrigatório, de acordo com as palavras do Rassulullah (Allah o abençoe e lhe dê paz): “Evitem aquilo que lhes proibi e pratiquem o que Eu ordenei praticar, na medida do possível.” 2
2. Tradição compilada por Musslim, cáp. Das Virtudes, tradição nº 130.
O Livro completo:
http://www.islambrasil.com/br/print.php?type=A&item_id=58
*********************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário