Al-Hafiz Ibn Rajab al-Hanbali (رحمه الله) definiu bid'ah (inovação) de maneira compreensiva quando ele disse:
"Se alguém introduz algo novo e o descreve como sendo parte da religião, quando isso não tem qualquer base na religião, então é um desvio e não tem nada a ver com a religião". [Jami' al-'Ulum wa al-Hukam (2/128)]
Então os pilares (partes essenciais) da inovação são os seguintes:
1- É algo introduzido recentemente;
2- Este assunto introduzido recentemente é descrito como sendo parte da religião;
3- E este assunto introduzido recentemente não tem qualquer fundamento ou não é provado pela Shari'ah.
O significado de maslahah (traduzido como 'interesse') refere-se a algo benéfico, tendo a ver com este mundo ou com o próximo.
O significado linguístico de mursalah é geral, relativo a tudo/todos.
O termo técnico maslahah mursalah refere-se a um benefício sobre o qual não existe evidência específica sobre a sua aprovação ou desaprovação.
O Sheikh al-Islam Ibn Taymiyah (???? ????) disse, ao explicar o significado de maslahah mursalah:
"Isto refere-se a um caso em que o mujtahid pensa que esta acção tem mais probabilidade de trazer benefício e não há nada nos ensinamentos islâmicos que o proíbam". [Majmu' al-Fatawa (11/342, 343)]
Aqui citaremos algumas discussões académicas dando orientação sobre as diferenças e semelhanças entre bid'ah e maslahah mursalah, com as quais concluiremos a nossa resposta e esperamos que seja benéfico e útil.
O Sheikh Muhammad ibn Husayn al-Jizani (que Allah o abençoe) disse:
A. Semelhanças entre bid'ah e maslahah mursalah:
1. Ambas bid'ah e maslahah mursalah têm a ver com coisas que não ocorreram no tempo do Profeta ?, especialmente no caso da maslahah mursalah, como no caso de bid'ah, elas eram raras. No entanto, pode ser que mais bid'ah - mesmo sendo rara - tenham acontecido na sua época, como na história das três pessoas que tinham ido perguntar sobre adorar o Profeta ? [e elas pensaram que não faziam o suficiente e deviam tentar mais].
2. Ambas bid'ah - como é o caso normalmente - e maslahah mursalah não têm evidência textual específica, porque tudo o que é usado como prova são textos gerais no uso de palavras e no seu significado.
B. Diferenças entre bid'ah e maslahah mursalah:
1. O que faz a bid'ah diferente é o facto que esta são tem a ver com rituais de adoração e assuntos religiosos semelhantes, ao contrário de maslahah mursalah, porque maslahah mursalah é examinada através de um quadro de análise e pensamento racionais, tais que, se (um assunto) é apresentado às pessoas de entendimento, elas aceitá-lo-iam (com uma base puramente racional), e não tem nada a ver com rituais de adoração ou assuntos shari' semelhantes.
2. Outra diferença é que bid'ah é intencionada por si só pelos que a fazem (e eles não têm outra razão para além disso).Então eles normalmente tentam aproximar-se de Allah praticando-a, e eles nunca se desviam dela. Nunca lhes ocorre desistir dela, porque eles pensam que a sua bid'ah é superior a qualquer argumento que possa diferir dela.. Isto é o contrário de maslahah mursalah, que é intencionada como um meio de atingir alguns objectivos e não é feita só por ela própria. Então esta cai na categoria de meios, porque só é prescrita como um meio de atingir alguns dos objectivos da Shari'ah. Isso é indicado pelo facto de que esta acção pode não ser mais válida e não terá qualquer valor, de uma perspectiva shari', assim que esta levar a um dano maior que qualquer benefício (porque não é procurada por si só). Neste caso, não é possível examinar bid'ah do mesmo ângulo que maslahah mursalah.
3. Outra diferença é que bid'ah normalmente leva a um fardo adicional para o adorador e faz as coisas demasiado rigorosas, ao contrário da maslahah mursalah que leva a uma redução dos fardos e protege as pessoas da dificuldade, ou leva à protecção de algo que lhes é importante.
4. Outra diferença é que bid'ah é contrária aos objectivos da Shari'ah e debilita-os, ao contrário da maslahah mursalah que - para que seja vista como tendo valor de uma perspectiva shari' - deve estar em harmonia com os objectivos da Shari'ah e deve servir para os atingir, pelo contrário, torna-se proibida.
5. Se uma maslahah mursalah não ocorreu no tempo do Profeta ?, foi só porque a razão para isso não existia no momento, ou havia alguns impedimentos que não deixaram que esta acontecesse. Isto é o contrário da bid'ah. Se uma bid'ah não ocorreu no tempo do Profeta ?, pode até ter havido razões ou motivos para esta ocorrer e não impedimentos. [Qawa'id Ma'rifat al-Bida' (p.19, 20)]
Resumindo: se as condições de maslahah mursalah são cumpridas, esta é o oposto de bid'ab e difere dela. Maslahah mursalah não pode ser classificada como bid'ah, pois - se isso acontecesse - tornar-se-ia inválida e não seria mais chamada de maslahah mursalah; seria chamada de maslahah inválida ou prejudicial.
Fonte: IslamQA
Tradução: Cláudia Sofia Simões
Nenhum comentário:
Postar um comentário