http://islamemportugues.blogspot.com/

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dia Dez: Das Etiquetas Obrigatórias do Jejum

Dia Dez:
Das Etiquetas Obrigatórias do Jejum
Shaykh Muhammad Bin Saleh Bin ‘Uthaymeen (rahimahullah)

Meus irmãos: saibam que existem várias etiquetas que são importantes para a realização do jejum. Há duas categorias de conduta para o jejum, sendo a primeira delas obrigatória saber, memorizar e praticar. A segunda é recomendada saber, memorizar e praticar.

Rezar Cinco Vezes ao Dia
De entre a conduta obrigatória está manter as obrigações que Allah prescreveu para nós, tanto aquilo que devemos dizer como aquilo que devemos fazer, com o mais importante sendo as cinco orações diárias, que são um dos pilares do Islam, depois de Shahada. Portanto, é uma obrigação certificar-se de que a oração é efetuada com os seus pilares, deveres, e condições. Devem ser realizadas nos seus tempos determinados e em congregação. Pois, certamente, isso faz parte da piedade. A não observância da oração é um resultado da ausência de piedade, e é um meio para a punição, como Allah (subhana wa ta’ala) diz,
“E sucederam, depois deles, sucessores, que descuraram da oração, e seguiram a lascívia. Então, depararão uma desventura, exceto quem se voltar arrependido e crer e fizer o bem; então, esses entrarão no Paraíso - e não sofrerão injustiça alguma.” [19:59-60]


Juntar-se à Oração Congregacional
Algumas das pessoas que jejuam neglegenciam as orações congregacionais nas mesquitas. Allah ordenou-nos num versículo dizendo, 
“E, quando estiveres, Muhammad, com eles, e lhes celebrares a oração, que uma facção deles ore contigo e tome suas armas; então, ao terminar a prosternação, que a outra facção esteja atrás de vós. E que esta outra facção, que não orou, venha e ore, contigo, e que tome suas precauções e suas armas.” [4:10]

Allah ordena-nos a orar em congregação nos momentos de combate e temor. Portanto, nos momentos de segurança e estabilidade, deve ter ainda mais prioridade.

Numa ocasião, um homem cego disse ao Profeta (salallahu 'alayhi wa salam), “Ó Mensageiro de Allah, eu não tenho nenhum guia que me leve à mesquita (de forma a comparecer à oração congregacional).” Ele pediu ao Profeta permissão para rezar em casa e o Profeta a concedeu. De seguida, quando ele virou-se para ir embora, o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) chamou-lhe e disse: ‘Ouves  a chamada para a oração?’ O homem cego respondeu ‘sim.’ O Profeta (salallahu 'alayhi wa salam) disse depois: “Então responde a ela (vindo para a mesquita).” (Muslim) O Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) não lhe concedeu liberação para rezar em casa.

A pessoa que abandona a oração [em congregação] terá perdido muitas recompensas, já que, de fato, a [recompensa da] oração em congregação é multiplicada. O Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) disse, “Deveras a oração em congregação é recompensada setenta vezes mais que a oração isolado.” (Saheehayn)
Quando um indivíduo abandona a oração congregacional sujeita-se ao castigo assim como a se assemelhar aos hipócritas, conforme o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) afirmou, “De fato, as orações mais difíceis para os hipócritas são as orações do ‘Isha e do Fajr, e se eles soubessem o que elas contêm de recompensa, então viriam a elas nem que para isso tivessem de se rastejar. Eu estava prestes a deixar a oração e pedir a outra pessoa que liderasse [a oração congregacional], e de seguida sair com algumas pessoas, levar madeira e queimar com fogo as casas daqueles que não participam na oração [em congregação].”  (Saheehayn)
Ibn Mas’ood (que Allah esteja satisfeito com ele) disse, “Para quem quer que esteja satisfeito em encontrar-se com Allah como um muçulmano, então que atenda àqueles salat a que é chamado, porque eles são das formas de huda (orientação), e Allah concedeu ao seu Profeta as formas de huda. E se estabelecesse salat em casa, estaria a abandonar a Sunnah do Profeta, e se abandonasse a Sunnah do Profeta, certamente se desviaria. E não existe homem entre vós que se purifica, e faz assim devidamente, e de seguida se direciona a uma dessas mesquitas exceto que por cada passo que caminhar, Allah escreverá para ele uma hasanah (recompensa), e elevar-lhe-á um grau, e descer-lhe-á um sayyi’ah (demérito). E eu observo que nenhum de nós ficaria fora da oração em congregação, exceto o hipócrita cuja hipocrisia é conhecida. E aquele que não conseguisse vir por si mesmo, seria carregado entre dois homens até que fosse colocado de pé na fileira [da oração]”. Uma das piores formas de ausentar-se da oração é ser-se negligente e dormir no momento da sua realização, e os estudiosos dizem acerca disso, “Quem quer que atrase a oração até depois do seu tempo sem uma desculpa na Shariah, não lhe será aceite nem que reze 100 vezes.”

Abster-se da Mentira
De entre as etiquetas obrigatórias: o indivíduo em jejum deve abandonar todas as coisas haram, quer seja em ação ou discurso. Ele deve deixar a mentira, e a mentira é qualquer notícia que não é conhecida. A pior mentira é aquela que é contra Allah e o Seu Mensageiro, e isso é feito tornando aquilo que é haram em halal e inversamente. Allah (subhana wa ta’ala) diz,
“E não digais, por alegação mentirosa de vossas línguas: "Isto é lícito e isto é ilícito", para forjardes a mentira acerca de Allah. Por certo, os que forjam a mentira acerca de Allah não são bem aventurados. Têm gozo ínfimo, mas terão doloroso castigo.” [16:116-117]
No Saheehayn é relatado que o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) afirmou, “Quem quer que minta sobre mim intencionalmente, então que prepare a sua estadia no Fogo.”
O Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) alertou-nos contra a mentira dizendo, “Cuidado com a falsidade, pois, por certo, a falsidade leva ao pecado, e por certo, o pecado leva ao Fogo. Um homem persiste na mentira e esforça-se sobre a falsidade até que lhe é escrito como mentiroso perante Deus.” (mutaffac alaihi)

Abster-se da Calúnia
A pessoa em jejum também deve livrar-se da calúnia, que é falar sobre o seu irmão na sua ausência algo que ele detestaria; independentemente se esse algo que ele detesta tem a ver com a forma como foi criado. Por exemplo, ser cego, ou algo relacionado com as suas ações, como ser tolo ou malfeitor. Independentemente de ele realmente possuir essa característica ou não. Porque o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) foi questionado sobre a calúnia a qual respondeu, “É dizer algo sobre o seu irmão que ele detestaria.” De seguida foi perguntado, “E se ele realmente possuir essa característica?” Ele replicou, “Se ele possuir essa característica então é calúnia, se não a possuir, então é injúria.” (Muslim)
Allah proibiu a calúnia no Qur’an, e deu-nos uma imagem muito distinta para imaginar, conforme diz,
“E não vos espieis. E não faleis mal, uns dos outros, pelas costas. Algum de vós gostaria de comer a carne de seu irmão morto? Pois, odiá-la-íeis!” [49:12]

Abster-se de Nameemah
A pessoa em jejum também deve evitar a nameemah, que é propagar uma má conversa entre pessoas de forma a separá-las. Esta má ação faz parte dos pecados maiores. O Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) disse que este tipo de pessoas não entrará no Paraíso. Numa ocasião, o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) passou entre duas sepulturas e disse, “Estas duas pessoas estão a ser torturadas, apesar de que aquilo que fizeram não era tão grande (aos seus ollhos); um deles não costumava se lavar após usar a casa de banho, e o outro costumava espalharnameemah.” (mutaffac alaihi)
Esta ação causa divisões na Ummah assim como causa ódio entre muçulmanos. E lembre-se, que se alguém diz nameemah para si, então também a diz sobre si.

Abster-se de Transações de Dinheiro Haraam
Eles também devem evitar de enganar as pessoas no que toca às transações comerciais. Este é também um pecado maior. O Profeta (salallahu 'alayhi wa salam) declarou-se livre, e disassociou-se deste tipo de pessoas, ao dizer, “Aquele que engana as pessoas não é de nós.” (Muslim)
Esta é uma ação que traz desconfiança, e desonestidade entre pessoas. Quem quer que ganhe dinheiro disso, está apenas a ganhar haram, não aumentará a pessoa exceto em distância de Allah.

Abster-se da Música
Ademais, a pessoa em jejum deve evitar a música em todos os seus tipos, conforme Allah (subhana wa ta’ala) disse,
“E, dentre os homens, há quem compre falsas narrativas, para, sem ciência, descaminhar os outros do caminho de Allah, e para tomá-lo por objeto de zombaria. Esses terão aviltante castigo.” [31:6]

Ibn Mas’ood foi questionado sobre este versículo e respondeu, “Eu juro por Aquele com o Qual não existe nenhum outro, de que refere-se à música.”
Ibn Abbas, Ibn Umar, Jabir, Ukraamah, Saeid bin Jubair, Al Hassin, e Mujahid, todos eles disseram o mesmo em relação a este versículo.
O Profeta alertou-nos contra a música dizendo, “Haverão pessoas da minha Ummah, que considerarão lícitas o adultério, a seda, o álcool e os instrumentos musicais.” (Bukhari).

Considerá-las lícitas significa que farão essas ações sem sequer se sentirem mal por isso. Hoje observamos muitos muçulmanos ouvir música como se fosse algo permitido. Isto é um resultado do que os inimigos do Islam delinearam para os muçulmanos de forma a que não se concentrem na lembrança de Allah, assim como na religião. Têm surgido muitas pessoas que escutam música mais do que escutam [à recitação do] Qur’an, ao hadeeth, ou ao povo do conhecimento. Portanto sejam muito cuidadosos a fim de evitarem isso, ó vós muçulmanos.

Abster-se da Falsidade
E refreiai-vos da falsidade tanto nas palavras como nas ações, assim como o Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam) disse, “Aquele que não abandona falsidade no discurso e na ação, então Allah, o Poderoso e Majestoso não necessita que deixe a sua comida e a sua bebida.”Jabir (que Allah esteja satisfeito com ele) afirmou, “Quando jejuas, os teus ouvidos, os teus olhos também devem jejuar e a tua língua deve jejuar da mentira e ações ilícitas, não prejudiques o teu vizinho; deves ter uma calma pacífica; e o dia em que jejuas não deve ser o mesmo que o dia em que não jejuas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário