Definição de Bid’a Sayyia
Bid’a Sayyia é uma coisa nova, introduzida e adentrou no Din do Islam sem ter origem, de modo que nunca partiu do Alcorão ou da Sunnah do Profeta (paz e bênçãos sobre ele).
Imam Bukhari e Imam Muslim escreveram sobre 3 homens que vieram a casa do Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) um deles disse que iria se levantar e rezar por toda a noite por toda vida, o segundo disse que jejuaria para o resto da vida e o terceiro que não se relacionaria mais com as mulheres, mais tarde o Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) disse: “Fostes vós que dissestes isto e aquilo? Se é assim, juro vos por Allah que sou o que mais teme a Allah e o mais devoto, mesmo assim, observo o jejum e o quebro (nos dias em que o jejum não é obrigatório), e me levanto para orar à noite, mas também me deito, e também me caso com as mulheres. Então, quem se recusar a seguir o meu exemplo não será dos meus.”
[Mishkat, Bukhari, Muslim, capítulo sobre Ihtisan’]
A razão pela qual o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) os impediu de fazer aquilo que queriam fazer era porque era contra a Sunnah. Tudo o que fazemos, que é contra a forma da sunnah do Profeta (Paz e bênçãos sobre ele) é uma bid’a sayyia.
Rasulu’llah (paz e bênçãos sobre ele) disse: “No Dia do juízo, algumas pessoas virão a mim quando eu estiver no Hawd al-Kawthar (fonte) e serão agarradas e lavadas para o inferno. Irei dizer: “Estes são o meu povo”, mas em resposta me será dito: “Estas são pessoas que introduziram inovações depois de ti, assim são incrédulos.”
[Bukhari, Muslim, “Kitab al-Hawd”]
Desse hadith acima aprendemos sobre as inovações da qual temos sido avisados. Tais inovações que fazem a pessoa murtad (incrédula). Alguns exemplos de inovações que levam uma pessoa a se tornar murtad são: alegar ser um Profeta, negar o zakat, fazer Hajj em outro lugar sem ser na Caaba, ou introduzir qualquer outra crença nova que está em oposição ao Alcorão ou Ahadith.
Uma pessoa certa vez enviou Salam a Abdullah Ibn Omar, que respondeu: “Eu não aceito o seu Salam já que esta pessoa inovou ao se tornar Qadariya (uma seita que nega o destino) [Mishkat, Kitab al-Iman wa’l-Qadr, transmitido por Abu Dawud, at-Tirmidhi e Ibn Majah]
A narração acima enfatiza o fato de que bid’a é a realização de tais como ‘aqida que está em oposições direta com o Alcorão e a Sunnah, por exemplo se tornar Qadariya, Jabariya etc.
Rasulu’llah (paz e bênçãos sobre ele) disse: “Toda inovação leva ao erro, e cada criador de extravio vai ao Fogo. ’ [Muslim, capítulo sobre al-Jumu’a’]
Um exemplo desta bid’a é dada por Ibn Qayyin que escreveu: “Aquele que nega o castigo do túmulo é um inovador’ [Kitab ar-Ruh, capítulo 10]
Nenhum comentário:
Postar um comentário