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terça-feira, 6 de março de 2012

Provas da Bid’a Hasana:



Allah O Altíssimo diz no Alcorão Sagrado:

...e infundimos nos corações daqueles que o seguem compaixão e clemência. No entanto, seguem a vida monástica, que inventaram, mas que não lhes prescrevemos... [Sura Al-Hadid, versículo 27]

Este versículo ressalta que quando algo novo é inventado para agradar a Allah O Altíssimo, em seguida, é permitido, e Allah dá a recompensa por isso. Aqueles que não cumprem os requisitos então Allah não irá recompensá-los.

Rasulu’llah (que Allah o abençoe e de paz) disse: “Aquele que inovar uma boa inovação no Islam terá sua recompensa e uma recompensa semelhante aos que seguirem a mesma – até o dia do juízo- sem diminuir a sua recompensa. Aquele que inovar uma inovação ruim será pecador para com ele e terá pecados iguais aos que o seguem no mesmo – até o dia do juízo- sem diminuir os seus pecados.” [Sahih Muslim, Kitab az-Zakat, at-Tirmidhi, Capítulo 11]

Este Hadith prova de fato de que é permitida a introdução de uma boa ação no Islam, também dá permissão para que execute obras com a intenção de recompensa.

Mesmo os Companheiros do Profeta (que Allah esteja satisfeito deles) introduziram coisas novas no Islam que o Mensageiro de Allah não tinha feito, e nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) não os impediu. Se, por fazer algo de novo sem a permissão do nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) fosse bid’a então essas pessoas não teriam feito isso. Sim, foi importante para que eles se lembrassem de não começar algo novo que seria contra o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) a sunnah de qualquer maneira.

Há muitos exemplos, mas no momento vamos destacar dois:



1) O Profeta perguntou a Bilal: ‘Bilal, diga-me em qual de teus atos no Islam tem colocado mais esperanças, pois tenho escutado os sons de teus passos no paraíso’. Bilal respondeu: ‘Eu não tenho feito nada que desperte em mim tanta esperança como fato de que nunca realizo a ablução em nenhum momento da noite ou do dia sem rezar, com essa ablução, a que me tem sido destinado rezar’. [Bukhari, Kitab at-Tahajjud]



Esta nova prática que Bilal (que Allah esteja satisfeito dele) começando por ele foi tão aceita por Allah que o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) ouviu seus passos no Paraíso. Ibn Hajar al’Asqalani escreve, em seu comentário ao hadith acima que a adoração em um horário definido, é permitida. [Al-Asqalani, Fath al-Bari]



2) Em uma mesquita em Quba um Imam conduzia as orações da congregação. Em cada Rakat (ciclo), após recitar a Sura Al-Fatiha e um verso do Alcorão, ele também recitava a Sura Al-Ikhlass em seguida. Quando nosso Profeta (paz e bênçãos de Allah sobre ele) o perguntou: “Por que você faz isso”, ele respondeu: “Eu amo ler a Sura Al-Ikhlas” o nosso Profeta (que Allah o abençoe e dê paz) disse: ‘Esse amor vai te levar para o Paraíso’ [Bukhari, Kitab as-Salat]

Nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele), não impediu esses dois companheiros, mas os deu a inspiração das boas-novas que estavam para receber.

Imam Bukhari escreve: “Omar, ordenou que a oração do Tarawih em congregação devia ser oferecida em conjunto. Quando as pessoas começaram a fazer isso e Omar viu isso, ele disse: “Esta é uma bid'a excelente.” [Bukhari, Kitab at-Tarawih]

Omar ordenou ao povo oferecer orações em congregações de Tarawih juntos e chamou isso de “bid'a excelente” (bid’a hasana) a partir disto podemos provar duas coisas.



1) Após o nosso Profeta (paz e bênçãos sobre ele) qualquer coisa nova que foi iniciada e não for contra a Sunnah ou o Alcorão é chamado de bid’a Hasana.

2) Para iniciar algo novo no Islam, que já não está e não afeta a sunnah, então este será uma bid’a hasana.



Durante o Khilafa de Abu Bakr, Omar foi ter com ele e disse: “Muitos Huffaz foram mortos nesta Batalha (de Yamama), receio que se tivermos que lutar mais algumas batalhas deste gênero e viermos a perder um largo número de Huffaz como aqui aconteceu. Então ficaremos a perder uma considerável porção do Sagrado Alcorão.

Por conseguinte, sugiro que o Sagrado Alcorão seja compilado e preservado na forma de um livro.

Abu Bakr respondeu: “Como posso fazer uma coisa que não era uma prática do Mensageiro de Allah? Omar respondeu: “Por Allah, isso é uma coisa boa.” Omar insistiu várias vezes ao Khalifa. Logo, Abu Bakr disse: “Allah abriu meu coração para o fato de que esta não era uma ação do Mensageiro de Allah, mas que isso é uma coisa boa.”

Abu Bakr pediu a Zaid Ibn Çabit para começar a compilar o Alcorão. Zayd contestou Abu Bakr: “Como vocês dois podem ousar em fazer algo que não foi feito pelo Profeta de Allah (paz e bênçãos sobre ele)?”

Abu Bakr respondeu: “Por Allah isso é uma ação muito boa.” Zayd disse depois: “Allah abriu meu coração para o fato de que esta era uma boa ação, então eu comecei a compilar o Alcorão, até que foi compilado.” [Bukhari, capítulo sobre ‘Fada’il al-Qur’an]

O Hadith acima percorre um longo caminho para provar que a introdução de uma coisa boa que não foi uma ação do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos sobre ele) é Sunnah do Sahaba (que Allah se satisfaça deles)

Durante o tempo do Rasulu’llah (que Allah abençoe e lhe dê paz) sete tipos diferentes de qira’a (técnica de recitação) foram utilizadas para recitar o Alcorão. Mas Uthman (que Allah esteja satisfeito dele) uniu as pessoas em um tipo só de qira’a. Isso não foi feito pelo Profeta (que Allah esteja satisfeito com ele, Abu Bakr, ou ‘Omar (que Allah se satisfaça deles), mas por ‘Uthman (que Allah esteja satisfeito com ele) [Bukhari capítulo sobre “Fadail al-Qur’an]

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